A Clínica Infantil do Ipiranga nasceu em 2 de janeiro de 1932, quando o acesso à saúde ainda era muito restrito no Brasil, especialmente para a população de baixa renda. O propósito dos fundadores era de proteger a saúde infantil e criar uma sociedade mais justa e igualitária.

Ao longo dos anos a Clínica passou por várias sedes, até que em 1944 foi construído o complexo hospitalar, hoje Hospital Dom Alvarenga, que realizava atendimentos adulto e infantil, além da maternidade.
Em 2003, por iniciativa do Dr. João Luis Buarque de Gusmão, foi criado o Programa Saúde e Alegria, que prestava atendimento infantil gratuito dentro das dependências do Hospital.

Devido as mudanças que ocorreram na legislação, em 2012, os atendimentos infantis prestados dentro do Hospital foram encerrados e passaram a ser realizados na sede do Programa Saúde e Alegria.

Para celebrar os 90 anos da Clínica Infantil do Ipiranga e do Hospital Dom Alvarenga, celebrados em 2022, o Programa Saúde e Alegria passou a se chamar Clínica Infantil do Ipiranga. O nome revisita a história do Hospital e se conecta com as memórias de muitos moradores de São Paulo, especialmente do bairro do Ipiranga. O resgate dessa marca busca fortalecer a nossa missão de transformar o futuro de crianças de baixa renda, através do atendimento de saúde gratuito.

Hoje, a Clínica presta atendimento de saúde multidisciplinar gratuito para crianças de 0 a 12 anos, em sua sede própria, localizada na Rua Xavier de Almeida, 1196, no bairro do Ipiranga. O espaço conta com oito consultórios, sala de espera, brinquedoteca e atende as especialidades de pediatria, neuropediatria, odontologia, otorrinolaringologia, pneumologia, dermatologia, serviço social e muitas outras.

Com o propósito de se manter em constante aperfeiçoamento e empenhando-se para suprir a carência do atendimento do sistema público de saúde, a Clínica busca recursos externos que auxiliem sua manutenção.

Saiba mais em nosso Relatório Anual.

Conheça nossos projetos e faça sua doação:

– Amigo Doador
Você pode contribuir para a continuidade das ações da Clínica Infantil do Ipiranga. Faça parte dessa causa e colabore!

– Programa Nota Fiscal Paulista
A sua Nota Fiscal pode ajudar a mudar a vida de uma criança. Saiba como contribuir para a Clínica Infantil do Ipiranga com a Nota Fiscal Paulista, nesse vídeo.
Confira aqui o passo a passo:
– Faça o login no sistema por meio do aplicativo da Nota Fiscal Paulista, para smartphones e tablets, ou no site do programa;
– Acesse a aba “Entidades”;
– Selecione a opção “Doação Automática com CPF”;
– Escolha o período que deseja doar;
– Digite nosso CNPJ: 60.975.976/0001-01;
– Selecione: Associação Beneficente Nossa Senhora de Nazaré;
➡ Pronto!

Após o cadastro, informe seu CPF em suas compras, assim os cupons fiscais serão destinados automaticamente à Clínica. Além de ajudar na causa em que acredita, você e a instituição concorrem a sorteios exclusivos, todos os meses.

Nossos canais de atendimento:

Endereço: Rua Xavier de Almeida, 1196 – Ipiranga, SP
E-mail: clinicainfantilipiranga@alvarenga.org.br
Telefone: (11) 2163-1739 (segunda a quinta-feira das 7h às 17h e sexta-feira das 7h às 16h)
Facebook: @clinicainfantilipiranga
Instagram: @clinicainfantilipiranga