Nossas especialidades

CONHEÇA AS ESPECIALIDADES ATENDIDAS

CONHEÇA AS ESPECIALIDADES ATENDIDAS

O serviço de especialidades do Hospital Dom Alvarenga é composto por profissionais altamente qualificados que oferecem atendimento personalizado à cada paciente. Os consultórios, recentemente reformados, oferecem maior comodidade e segurança nas consultas. O Dom Alvarenga atende a diversas especialidades clínicas e cirúrgicas, confira a lista completa.

 

CARDIOLOGIA

CARDIOLOGIA

A cardiologia clínica é responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração e o sistema circulatório. Também é responsável pelo acompanhamento da maior parte das doenças cardiovasculares ambulatoriamente, como por exemplo: hipertensão arterial, arritmias, insuficiência cardíaca, mio cardiopatias, entre outras.

CIRURGIA BARIÁTRICA

CIRURGIA BARIÁTRICA

A cirurgia bariátrica é a especialidade cirúrgica que realiza a diminuição do estômago para a redução de peso. O procedimento é indicado quando atividades físicas não causam mais efeitos no tratamento obeso.

CIRURGIA DE BUCOMAXILOFACIAL

CIRURGIA DE BUCOMAXILOFACIAL

A Cirurgia Bucomaxilofacial é uma especialidade odontológica que tem como área de atuação cuidar de todas as doenças que envolvem o aparelho estomatognático, incluindo todas as lesões da cavidade bucal, os tumores benignos de natureza odontogênica, assim como as deformidades esqueléticas dos maxilares e seus traumas, e as desordens que envolvem a ATM (Articulação Têmporo Mandibular).

CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO

CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO

A cirurgia de cabeça e pescoço é a especialidade médica responsável pela prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação dos tumores malignos e benignos, da glândula tireoide, glândulas salivares, boca, laringe e faringe. Assim como dos linfonodos cervicais e doenças congênitas, como cistos branquiais e cistos tireoglossos.

CIRURGIA CARDIOVASCULAR

CIRURGIA CARDIOVASCULAR

A cirurgia cardiovascular é responsável por tratar, cirurgicamente, as doenças que acometem o coração, como por exemplo valvulopatias, doenças coronarianas com indicação cirúrgicas, aneurismas, defeitos em septos interatriais e interventriculares, malformações cardíacas, entre outras.

CIRURGIA GERAL

CIRURGIA GERAL

A cirurgia geral é a especialidade médica que compreende: cirurgia abdominal, cirurgia videolaparoscópica e cirurgia do trauma. É o ramo da medicina responsável pelos estudos dos mecanismos fisiopatológicos e diagnóstico e tratamento de patologias susceptíveis a procedimentos cirúrgicos. Entre as patologias mais comuns tratadas pelo cirurgião geral, estão as hérnias umbilicais, hérnias epigástricas, hérnias inguinais, hérnias incisionais, colelitíase (“pedra na vesícula”) e colecistite.

CIRURGIA ONCOLÓGICA

CIRURGIA ONCOLÓGICA

A cirurgia oncológica é responsável por prevenir, diagnosticar e tratar diversos tipos de câncer. Além disso, o procedimento também pode aliviar o desconforto e outros tipos de problemas relacionados à doença.

CIRURGIA PLÁSTICA ESTÉTICA E REPARADORA

CIRURGIA PLÁSTICA ESTÉTICA E REPARADORA

A cirurgia plástica, estética ou reparadora, atua reconstruindo e harmonizando uma, ou várias, partes do corpo humano, com objetivo de melhorar a qualidade de vida e autoestima do paciente.

CIRURGIA TORÁCICA

CIRURGIA TORÁCICA

A cirurgia torácica é a especialidade médica responsável pelo tratamento de doenças pulmonares e torácicas aptas a abordagem cirúrgica. A especialidade atua em cinco principais áreas: pulmões, pleuras, mediastino e parede torácica.

CIRURGIA VASCULAR

CIRURGIA VASCULAR

A cirurgia vascular é responsável pelo diagnóstico, estudo e tratamento de doenças das artérias, veias e vasos linfáticos. O tratamento cirúrgico pode ser de forma convencional (através de incisões) ou por dentro dos vasos (por “cateterismo”, a cirurgia endovascular).

CLÍNICA MÉDICA

CLÍNICA MÉDICA

A clínica médica, também conhecida como medicina interna, é a especialidade médica que estuda as doenças, em adultos, consideradas não cirúrgicas, não obstétricas e não ginecológicas.

DERMATOLOGIA

DERMATOLOGIA

A dermatologia se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico e cirúrgico das patologias relacionadas à pele, unhas, pelos, mucosas e cabelos. A especialidade atua em todos os processos fisiopatológicos que envolvem a pele, desde simples infecções, reações autoimunes e inflamatórias até tumores.

ELETROFISIOLOGIA CLÍNICA INVASIVA

ELETROFISIOLOGIA CLÍNICA INVASIVA

A Eletrofisiologia Clínica Invasiva (Arritmologia) é responsável pela avaliação, diagnóstico e tratamento das arritmias cardíacas, que são alterações nos batimentos cardíacos. A especialidade utiliza métodos diagnósticos e terapêuticos invasivos nas bradi e taquiarritmias, como estudo eletrofisiológico invasivo, ablação por cateter e implante de marca-passo.

ENDOCRINOLOGIA

ENDOCRINOLOGIA

A endocrinologia é responsável pelo estudo das glândulas e suas secreções hormonais. As principais áreas de atuação da especialidade são: diabetes, obesidade, doenças da tireoide, adrenal, hipófise, doenças ósseas, dentre outros distúrbios hormonais.

GASTROENTEROLOGIA

GASTROENTEROLOGIA

A gastroenterologia é a especialidade médica responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças do aparelho digestivo, que vai da boca ao ânus. Assim, ele é responsável por tratar diversas doenças relacionadas à digestão, dores de estômago, cólicas intestinais, prisão de ventre e diarreia, por exemplo.

GERIATRIA

GERIATRIA

A geriatria é responsável por cuidar, diagnosticar e tratar doenças que acometem a população idosa. O especialista auxilia nas mudanças do processo natural do envelhecimento, controle de doenças pré-existentes e preservação da autonomia e independência. A idade recomendada para começar o acompanhamento com o geriatra é a partir dos 60 anos.

GINECOLOGIA

GINECOLOGIA

A ginecologia cuida da saúde da mulher em todas as fases da vida. A especialidade cuida da saúde do aparelho reprodutor feminino (vagina, útero e ovários) e mamas.

HEMATOLOGIA

HEMATOLOGIA

A hematologia é a especialidade médica responsável pelo estudo dos elementos figurados do sangue: hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. Além disso, a hematologia cuida da produção desses elementos e os órgãos onde eles são produzidos: medula óssea, baço e linfonodos.

INFECTOLOGIA

INFECTOLOGIA

A infectologia é a especialidade médica que trata das doenças infectocontagiosas e parasitárias causadas por diversos patógenos: vírus, bactérias, protozoários, fungos e outros microrganismos. O especialista atua no diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas, além de promover e incentivar medidas preventivas destas patologias, através de ações de educação em saúde e orientações de vacinação, por exemplo.

MASTOLOGIA

MASTOLOGIA

A mastologia é responsável pelo estudo das glândulas mamárias. O especialista estuda, previne, diagnostica, trata e reabilita todas as doenças relacionadas à mama. A especialidade realiza a cirurgia Oncoplastica, ou cirurgia de reconstrução das mamas, que repara e corrige esteticamente alterações mamárias benignas e suspeitas no mesmo ato cirúrgico.

NEUROCIRURGIA

NEUROCIRURGIA

A neurocirurgia se ocupa do tratamento de doenças do sistema nervoso central e periférico, como por exemplo hidrocefalias, tumores, doenças degenerativas e traumas crânio-encefálicos passíveis de abordagem cirúrgica. Além disso, a especialidade é responsável pelo tratamento cirúrgico da epilepsia, desordens dos movimentos e de alguns transtornos psique. No hospital Dom Alvarenga, as patologias da coluna vertebral também são tratadas pela especialidade, desde tratamentos simples como infiltrações até cirurgias complexas.

NEUROLOGIA

NEUROLOGIA

A neurologia é responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças dos sistemas nervoso central, periférico e autônomo. Atua em patologias que requerem rápida intervenção como os derrames, as crises de epilepsia e os surtos de esclerose múltipla, além das doenças de caráter degenerativo como Parkinson, Alzheimer e demais demências, dentre outras doenças.

NUTRIÇÃO

NUTRIÇÃO

A nutrição estuda as relações entre os alimentos ingeridos e as doenças, ou bem-estar, do homem. O especialista é responsável por desenvolver ações de atenção dietética e/ou segurança alimentar, destinadas a um indivíduo ou a um grupo de pessoas.

OFTALMOLOGIA

OFTALMOLOGIA

A Oftalmologia é responsável por diagnosticar e tratar doenças relacionadas a saúde ocular, ou seja, dos olhos. O especialista acompanha a saúde ocular e o desenvolvimento de possíveis doenças.

ONCOHEMATOLOGIA

ONCOHEMATOLOGIA

A oncohematologia é responsável por doenças malignas do sangue, gânglios e ínguas. A especialidade abrange patologias como por exemplo: linfomas, leucemias, doenças mieloproliferativas (policitemia, trombocitemoa e mielofibrose), mielodisplasias e o mieloma múltiplo.

ONCOLOGIA GINECOLÓGICA

ONCOLOGIA GINECOLÓGICA

A Oncoginecologia é a especialidade responsável por prevenir, diagnosticar e tratar, clínica ou cirurgicamente, tumores relacionados ao trato genital feminino, como câncer de útero, ovário e mama.

ORTOPEDIA/TRAUMATOLOGIA

ORTOPEDIA/TRAUMATOLOGIA

A ortopedia é uma especialidade clínica, ou seja, trata com medicamentos e indica tratamentos (como por exemplo, fisioterapia, RPG e acupuntura) em enfermidades traumáticas e degenerativas, além de procedimentos, como infiltrações articulares e peri-articulares. A especialidade também atua em vários procedimentos cirúrgicos, como por exemplo: fraturas, artoplastias (próteses de quadril, joelho, ombro e mão), artroscopia (lesões meniscais), lesões do manguito do ombro, lesões esportivas e degenerativas (joelho, ombro e quadril).

OTORRINOLARINGOLOGIA

OTORRINOLARINGOLOGIA

A otorrinolaringologia é a especialidade médica responsável por cuidar, clínica e cirurgicamente, de doenças do ouvido, nariz e boca.

PROCTOLOGIA

PROCTOLOGIA

A proctologia é responsável clínica e cirurgicamente de doenças do intestino grosso (cólon), do reto e do ânus. Entre as doenças mais comuns tratadas por um proctologista estão a hemorroida, fissuras anais, abscessos perianais, fístulas perianais, pólipos, condilomas anais, síndrome do intestino irritável, prevenção do câncer de intestino, complicações digestivas como a prisão de ventre por exemplo, doença diverticular do intestino, retocolite ulcerativa e doença de Crohn.

UROLOGIA

UROLOGIA

A urologia é responsável pelo diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos distúrbios urológicos. A especialidade cuida do trato urinário de homens e mulheres e do sistema reprodutor do sexo masculino. Entre os órgãos estudados pelos urologistas estão os rins, ureteres, bexiga urinária, uretra, testículos, vesículas seminais, próstata e pênis.