Nossas especialidades

CONHEÇA AS ESPECIALIDADES ATENDIDAS

CONHEÇA AS ESPECIALIDADES ATENDIDAS

O serviço de especialidades do Hospital Dom Alvarenga é composto por profissionais altamente qualificados que oferecem atendimento personalizado à cada paciente. Os consultórios, recentemente reformados, oferecem maior comodidade e segurança nas consultas. O Dom Alvarenga atende a diversas especialidades clínicas e cirúrgicas, confira a lista completa.

 

CARDIOLOGIA

CARDIOLOGIA

A cardiologia clínica é responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração e o sistema circulatório. Também é responsável pelo acompanhamento da maior parte das doenças cardiovasculares ambulatoriamente, como por exemplo: hipertensão arterial, arritmias, insuficiência cardíaca, mio cardiopatias, entre outras.

CIRURGIA BARIÁTRICA

CIRURGIA BARIÁTRICA

A cirurgia bariátrica é a especialidade cirúrgica que realiza a diminuição do estômago para a redução de peso. O procedimento é indicado quando atividades físicas não causam mais efeitos no tratamento obeso.

CIRURGIA DE BUCOMAXILOFACIAL

CIRURGIA DE BUCOMAXILOFACIAL

A Cirurgia Bucomaxilofacial é uma especialidade odontológica que tem como área de atuação cuidar de todas as doenças que envolvem o aparelho estomatognático, incluindo todas as lesões da cavidade bucal, os tumores benignos de natureza odontogênica, assim como as deformidades esqueléticas dos maxilares e seus traumas, e as desordens que envolvem a ATM (Articulação Têmporo Mandibular).

CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO

CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO

A cirurgia de cabeça e pescoço é a especialidade médica responsável pela prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação dos tumores malignos e benignos, da glândula tireoide, glândulas salivares, boca, laringe e faringe. Assim como dos linfonodos cervicais e doenças congênitas, como cistos branquiais e cistos tireoglossos.

CIRURGIA CARDIOVASCULAR

CIRURGIA CARDIOVASCULAR

A cirurgia cardiovascular é responsável por tratar, cirurgicamente, as doenças que acometem o coração, como por exemplo valvulopatias, doenças coronarianas com indicação cirúrgicas, aneurismas, defeitos em septos interatriais e interventriculares, malformações cardíacas, entre outras.

CIRURGIA GERAL

CIRURGIA GERAL

A cirurgia geral é a especialidade médica que compreende: cirurgia abdominal, cirurgia videolaparoscópica e cirurgia do trauma. É o ramo da medicina responsável pelos estudos dos mecanismos fisiopatológicos e diagnóstico e tratamento de patologias susceptíveis a procedimentos cirúrgicos. Entre as patologias mais comuns tratadas pelo cirurgião geral, estão as hérnias umbilicais, hérnias epigástricas, hérnias inguinais, hérnias incisionais, colelitíase (“pedra na vesícula”) e colecistite.

CIRURGIA ONCOLÓGICA

CIRURGIA ONCOLÓGICA

A cirurgia oncológica é responsável por prevenir, diagnosticar e tratar diversos tipos de câncer. Além disso, o procedimento também pode aliviar o desconforto e outros tipos de problemas relacionados à doença.

CIRURGIA PLÁSTICA ESTÉTICA E REPARADORA

CIRURGIA PLÁSTICA ESTÉTICA E REPARADORA

A cirurgia plástica, estética ou reparadora, atua reconstruindo e harmonizando uma, ou várias, partes do corpo humano, com objetivo de melhorar a qualidade de vida e autoestima do paciente.

CIRURGIA TORÁCICA

CIRURGIA TORÁCICA

A cirurgia torácica é a especialidade médica responsável pelo tratamento de doenças pulmonares e torácicas aptas a abordagem cirúrgica. A especialidade atua em cinco principais áreas: pulmões, pleuras, mediastino e parede torácica.

CIRURGIA VASCULAR

CIRURGIA VASCULAR

A cirurgia vascular é responsável pelo diagnóstico, estudo e tratamento de doenças das artérias, veias e vasos linfáticos. O tratamento cirúrgico pode ser de forma convencional (através de incisões) ou por dentro dos vasos (por “cateterismo”, a cirurgia endovascular).

CLÍNICA DA DOR

CLÍNICA DA DOR

A dor é considerada o quinto sinal vital e sinaliza que algo não está indo bem com quem a sofre. O diagnóstico e tratamento precisam ser realizados de maneira profunda, visto que uma má interpretação do sintoma pode deixar situações clínicas graves sem a devida atenção.

A especialidade é responsável por abordar a dor de forma especializada e realizar os tratamentos de maneira clínica e intervencionistas, com a realização de procedimentos minimamente invasivos.

Dentre as principais patologias atendidas no ambulatório de dor, estão:
Problemas de coluna e articulações;
Cefaleias crônicas;
Problemas reumatólogicos diversos;
Dores oncológicas (qualquer tipo de câncer) ;
Dores de origem neural (lesões diretas do nervo, dores medulares, dores após AVC, entre outros);
Dores após amputação.

A dor crônica requer uma atenção especializada, com tratamentos modernos e específicos. Dessa forma, é possível aliviar os sintomas e proporcionar ao paciente uma melhor qualidade de vida.

Cuide de sua saúde, realize o agendamento da sua consulta.

CLÍNICA MÉDICA

CLÍNICA MÉDICA

A clínica médica, também conhecida como medicina interna, é a especialidade médica que estuda as doenças, em adultos, consideradas não cirúrgicas, não obstétricas e não ginecológicas.

DERMATOLOGIA

DERMATOLOGIA

A dermatologia se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico e cirúrgico das patologias relacionadas à pele, unhas, pelos, mucosas e cabelos. A especialidade atua em todos os processos fisiopatológicos que envolvem a pele, desde simples infecções, reações autoimunes e inflamatórias até tumores.

ELETROFISIOLOGIA CLÍNICA INVASIVA

ELETROFISIOLOGIA CLÍNICA INVASIVA

As doenças cardiovasculares ocupam o primeiro lugar na lista das doenças que mais causam mortes no mundo. Existem diversas enfermidades que afetam o coração, como infarto, insuficiência cardíaca e as arritmias. Estima-se que cerca de 40 milhões de pessoas, só no Brasil, sofrem com algum tipo de arritmia cardíaca, que ocorre quando os batimentos do coração estão mais rápidos, lentos ou simplesmente fora de ritmo.

A Eletrofisiologia Clínica é a especialidade responsável por cuidar das arritmias cardíacas, em todo o âmbito da doença. O profissional utiliza das técnicas e dos tratamentos mais modernos para auxiliar o paciente, buscando assim melhor a qualidade de vida e diminuir os efeitos da doença.

O Dr. Bruno Papelbaum, Eletrofisiologista do Hospital Dom Alvarenga, reforça a importância do cuidado com as arritmias. “As arritmias cardíacas são doenças graves e que podem alterar a qualidade de vida do paciente. É importante manter o acompanhamento regular com o especialista e seguir o tratamento indicado à risca”.

No Hospital Dom Alvarenga a equipe de Eletrofisiologia Clínica é formada por profissionais especializados e que priorizam a segurança e qualidade nos procedimentos. A Instituição está preparada para realizar cirurgias e diversos exames cardiológicos, como eletrocardiograma, holter 24 horas, ecocardiograma, estudo eletrofisiológico invasivo e ablação por cateter (desde as arritmias simples até as mais complexas).

GASTROENTEROLOGIA

GASTROENTEROLOGIA

A gastroenterologia é a especialidade médica responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças do aparelho digestivo, que vai da boca ao ânus. Assim, ele é responsável por tratar diversas doenças relacionadas à digestão, dores de estômago, cólicas intestinais, prisão de ventre e diarreia, por exemplo.

GERIATRIA

GERIATRIA

A geriatria é responsável por cuidar, diagnosticar e tratar doenças que acometem a população idosa. O especialista auxilia nas mudanças do processo natural do envelhecimento, controle de doenças pré-existentes e preservação da autonomia e independência. A idade recomendada para começar o acompanhamento com o geriatra é a partir dos 60 anos.

GINECOLOGIA

GINECOLOGIA

A ginecologia é responsável por cuidar da saúde da mulher em todas as fases da vida. A especialidade é de extrema importância para a prevenção e tratamento de doenças que atingem os órgãos genitais femininos, como vulva, vagina, útero e colo do útero, ovários e mamas. Além disso, o profissional é responsável por cuidar do aparelho reprodutor feminino.

A especialidade ainda é vista como um tabu, pois algumas mulheres se sentem constrangidas ao frequentarem um ginecologista. O Dr. Carlos Ferreira, ginecologista do Hospital Dom Alvarenga, reforça a importância do profissional na saúde da mulher. “O ginecologista precisa ser visto como um amigo da mulher, que ela tem obrigatoriedade de visitar ao menos uma vez por ano. No consultório ela pode se sentir à vontade para tirar dúvidas sobre qualquer assunto, pedir orientações e realizar exames. ”

No Hospital Dom Alvarenga a equipe de ginecologia é composta por profissionais altamente qualificados e que estão disponíveis para orientar e sanar quaisquer dúvidas. A Instituição está preparada para realizar cirurgias, consultas e exames preventivos, como Papanicolau, ultrassom das mamas e transvaginal e exames de sangue, com qualidade e segurança. A ginecologia trabalha aliada as especialidades de Oncoginecologia e Mastologia, que cuidam de tumores ginecológicos e da saúde das mamas respectivamente.

HEMATOLOGIA

HEMATOLOGIA

A hematologia é a especialidade médica responsável pelo estudo dos elementos figurados do sangue: hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. Além disso, a hematologia cuida da produção desses elementos e os órgãos onde eles são produzidos: medula óssea, baço e linfonodos.

INFECTOLOGIA

INFECTOLOGIA

A infectologia é a especialidade médica que trata das doenças infectocontagiosas e parasitárias causadas por diversos patógenos: vírus, bactérias, protozoários, fungos e outros microrganismos. O especialista atua no diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas, além de promover e incentivar medidas preventivas destas patologias, através de ações de educação em saúde e orientações de vacinação, por exemplo.

MASTOLOGIA

MASTOLOGIA

A mastologia é responsável pelo estudo das glândulas mamárias. O especialista estuda, previne, diagnostica, trata e reabilita todas as doenças relacionadas à mama. A especialidade realiza a cirurgia Oncoplastica, ou cirurgia de reconstrução das mamas, que repara e corrige esteticamente alterações mamárias benignas e suspeitas no mesmo ato cirúrgico.

NEUROCIRURGIA

NEUROCIRURGIA

A neurocirurgia se ocupa do tratamento de doenças do sistema nervoso central e periférico, como por exemplo hidrocefalias, tumores, doenças degenerativas e traumas crânio-encefálicos passíveis de abordagem cirúrgica. Além disso, a especialidade é responsável pelo tratamento cirúrgico da epilepsia, desordens dos movimentos e de alguns transtornos psique. No hospital Dom Alvarenga, as patologias da coluna vertebral também são tratadas pela especialidade, desde tratamentos simples como infiltrações até cirurgias complexas.

NEUROLOGIA

NEUROLOGIA

A neurologia é responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças dos sistemas nervoso central, periférico e autônomo. Atua em patologias que requerem rápida intervenção como os derrames, as crises de epilepsia e os surtos de esclerose múltipla, além das doenças de caráter degenerativo como Parkinson, Alzheimer e demais demências, dentre outras doenças.

NUTRIÇÃO

NUTRIÇÃO

A nutrição estuda as relações entre os alimentos ingeridos e as doenças, ou bem-estar, do homem. O especialista é responsável por desenvolver ações de atenção dietética e/ou segurança alimentar, destinadas a um indivíduo ou a um grupo de pessoas.

OFTALMOLOGIA

OFTALMOLOGIA

A Oftalmologia é responsável por diagnosticar e tratar doenças relacionadas a saúde ocular, ou seja, dos olhos. O especialista acompanha a saúde ocular e o desenvolvimento de possíveis doenças.

ONCOHEMATOLOGIA

ONCOHEMATOLOGIA

A oncohematologia é responsável por doenças malignas do sangue, gânglios e ínguas. A especialidade abrange patologias como por exemplo: linfomas, leucemias, doenças mieloproliferativas (policitemia, trombocitemoa e mielofibrose), mielodisplasias e o mieloma múltiplo.

ONCOLOGIA GINECOLÓGICA

ONCOLOGIA GINECOLÓGICA

A Oncoginecologia é a especialidade responsável por prevenir, diagnosticar e tratar, clínica ou cirurgicamente, tumores relacionados ao trato genital feminino, como câncer de útero, ovário e mama.

ORTOPEDIA e TRAUMATOLOGIA

ORTOPEDIA e TRAUMATOLOGIA

A ortopedia é uma especialidade clínica, ou seja, trata com medicamentos e indica tratamentos (como por exemplo, fisioterapia, RPG e acupuntura) em enfermidades traumáticas e degenerativas, além de procedimentos, como infiltrações articulares e peri-articulares. A especialidade também atua em vários procedimentos cirúrgicos, como por exemplo: fraturas, artoplastias (próteses de quadril, joelho, ombro e mão), artroscopia (lesões meniscais), lesões do manguito do ombro, lesões esportivas e degenerativas (joelho, ombro e quadril).

OTORRINOLARINGOLOGIA

OTORRINOLARINGOLOGIA

A otorrinolaringologia é a especialidade médica responsável por cuidar, clínica e cirurgicamente, de doenças do ouvido, nariz e boca.

PROCTOLOGIA

PROCTOLOGIA

A proctologia é responsável clínica e cirurgicamente de doenças do intestino grosso (cólon), do reto e do ânus. Entre as doenças mais comuns tratadas por um proctologista estão a hemorroida, fissuras anais, abscessos perianais, fístulas perianais, pólipos, condilomas anais, síndrome do intestino irritável, prevenção do câncer de intestino, complicações digestivas como a prisão de ventre por exemplo, doença diverticular do intestino, retocolite ulcerativa e doença de Crohn.

UROLOGIA

UROLOGIA

A urologia é responsável pelo diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos distúrbios urológicos. A especialidade cuida do trato urinário de homens e mulheres e do sistema reprodutor do sexo masculino. Entre os órgãos estudados pelos urologistas estão os rins, ureteres, bexiga urinária, uretra, testículos, vesículas seminais, próstata e pênis.