BIÓPSIA DE PRÓSTATA

  • Preparo para o exame
    − Jejum obrigatório de 8 horas.
    − Anticoagulantes (ex: Marevan, Coumadin) e antiagregantes plaquetários (ex: ASS, Melhoral, Bufferin, Clopidogrel/ Plavix, Ticlopidina/ Ticlid e gingko biloba) devem ser suspensos por 7 dias antes do exame, sob a supervisão do (a) médico (a) solicitante.
    − Chegar 01 hora antes do horário agendado para a realização do procedimento com o objetivo de abertura da ficha e para iniciar a antibioticoprofilaxia.
    − O exame exige o uso de antibiótico profilático e para tal utilizaremos Ciprofloxacino 01g administrado por via oral, 1 hora antes de biópsia, medicamento prescrito e fornecido no próprio hospital.
    − Caso o médico que solicitou o exame tenha prescrito outro esquema de antibiótico profilático ou exista histórico de reação adversa ao uso de Ciprofloxacino, o paciente precisa entrar em contato com a unidade realizadora.
    − O paciente deve apresentar resultados dos exames anteriores relacionados à proposta (ex: USG, PSA), bem como coagulograma recente (realizados nos últimos 60 dias).
    Acompanhante:
    É necessário a presença de um acompanhante, que deverá permanecer no local até o final do exame.
    Orientações pós biópsia de próstata:
    − Não dirigir por 2 dias.
    − Repouso no dia do exame.
    − Evitar esforço físico por 7 dias. Ex: Jogar futebol, pegar peso, andar de bicicleta, fazer caminhada por tempo prolongado.
    − Pausa sexual por 07 dias.
    − Presença de sangue nas fezes, urina e no esperma poderá ocorrer por até 07 dias após a realização da biópsia.
    − Em caso de febre (temperatura corporal acima de 37,8 graus), calafrios, dor intensa e sangramento em grande quantidade, dirigir-se ao pronto-socorro
    – Alimentação normal, sendo conveniente boa ingesta de líquidos.
  • Prazo de entrega para o resultado do exame
    7 dias úteis