Conde José Vicente de Azevedo

Em 07 de julho de 1859 nascia José Vicente de Azevedo, filho do Coronel José Vicente de Azevedo e de D. Angelina Moreira de Azevedo, em Lorena, estado de São Paulo. José Vicente foi advogado, professor de geografia, Deputado e Senador por São Paulo, além de ter contribuído com diversos outros projetos para a capital, para o município de Aparecida e para a sua cidade natal. Em 1883 casou-se com Dona Candida Bueno Lopes de Oliveira. Proprietário de extensa gleba de terras, fomentou a instalação de inúmeras entidades assistenciais e educacionais no bairro do Ipiranga, as quais fundou, incentivou e viabilizou, dotando-as de expressivo patrimônio, que lhes assegura até hoje uma longa existência. Surgiram por esta iniciativa no Ipiranga, entre 1895 e 1938, e permanecem atuantes: Orfanato (depois Instituto) Cristóvão Colombo; Educandário da Sagrada Família; Instituto de Cegos Padre Chico; Seminário Central do Ipiranga da Arquidiocese de São Paulo; Colégio São Francisco Xavier; Instituto Maria Imaculada; Clínica Infantil do Ipiranga/ Hospital Dom Alvarenga da Associação Beneficente Nossa Senhora de Nazaré (Abensena). Devoto e colaborador da Basílica Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, compôs hinos e músicas sacras, destacando-se o “Hino oficial de Nossa Senhora Aparecida intitulado “Viva a Mãe de Deus e Nossa”. Faleceu em São Paulo no ano de 1944.

 

 

 

 

Fontes:
ABENSENA – Atas da Diretoria, 2001.
FRANCESCHINI, Maria Angelina Vicente de Azevedo. Conde José Vicente de Azevedo: sua vida e sua obra. São Paulo: 1996. Ed. Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga.
MUSEU VICENTE DE AZEVEDO. Arquivo documental, hemeroteca e acervo bibliográfico.
WEBSITE:
– Augusto Gomes de Mattos (1899 – 1978). Disponível em: <https://www.sbp.com.br/capa-teste/institucional/academia-brasileira-de-pediatria/patronos-e-titulares/augusto-gomes-de-mattos/>. Acesso em: 01 de setembro de 2020.