Condessa Maria Cândida Bueno Lopes de Oliveira Azevedo

Maria Cândida Bueno Lopes de Oliveira Azevedo nasceu em Sorocaba, em 15 de março de 1867. Filha do líder republicano Capitão Manoel Lopes de Oliveira, casou-se com José Vicente de Azevedo aos 16 anos de idade e com ele compartilhou sonhos e projetos por 60 anos. O mais conhecido deles foi a criação de um asilo para meninas órfãs, que se transformou na Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga (Funsai), instituição ativa há 124 anos ininterruptos. Em 1935 recebeu do Papa Pio XI, com o marido, o título de Conde Romano. Do casamento, tiveram 11 filhos: oito deles chegaram à idade adulta e deram continuidade ao trabalho filantrópico dos pais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes:
ABENSENA – Atas da Diretoria, 2001.
FRANCESCHINI, Maria Angelina Vicente de Azevedo. Conde José Vicente de Azevedo: sua vida e sua obra. São Paulo: 1996. Ed. Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga.
MUSEU VICENTE DE AZEVEDO. Arquivo documental, hemeroteca e acervo bibliográfico.
WEBSITE:
– Augusto Gomes de Mattos (1899 – 1978). Disponível em: <https://www.sbp.com.br/capa-teste/institucional/academia-brasileira-de-pediatria/patronos-e-titulares/augusto-gomes-de-mattos/>. Acesso em: 01 de setembro de 2020.