Imagem Internação

Orientações para internação

  1. Chegue no Hospital Dom Alvarenga com duas horas de antecedência.
  2. Ao chegar no Hospital, dirija-se à Recepção Central (entrada pela Avenida Nazaré, 1361) para iniciar o processo de internação.
  3. O paciente deverá estar acompanhado de um responsável maior de idade (entre 18 e 65 anos).
  4. Após a internação, o paciente será encaminhado para a unidade respectiva e a equipe de enfermagem providenciará todos os procedimentos necessários para uma admissão segura.

Documentos necessários para internação

No dia de sua internação, deverão ser apresentados na Recepção de Internação os seguintes documentos:

  • RG, CNH ou outro documento com foto.
  • Para menores de idade, além do documento do paciente, deverá ser apresentado o RG ou documento com foto do maior responsável.
  • Cartão de identificação do convênio.
  • Todos os exames recentes para possível consulta da equipe médica durante a cirurgia.
  • Resultado de avaliações médicas que tenham sido solicitadas previamente.
  • Termo de Ciência e Consentimento para a realização do procedimento. Este documento deve ser devidamente lido e preenchido pelo paciente e seu médico antes da cirurgia. Qualquer dúvida relacionada ao seu preenchimento, entre em contato com o médico responsável.

Preparo do paciente para o procedimento

Jejum: é definido de acordo com a idade do paciente. O Hospital Dom Alvarenga recomenda o jejum mínimo de 8 horas. Este item será informado previamente pelo seu médico. Pacientes que fazem uso contínuo de medicamentos deverão seguir orientação médica.

Tricotomia: é a remoção dos pelos no local da cirurgia. O procedimento é necessário para diminuir o risco de infecção e deverá ser realizado de acordo com a indicação de seu cirurgião.

Banho: deve ser realizado em sua residência utilizando produtos de higiene de sua preferência. Evite o excesso de cremes e óleos na pele.

Higiene pessoal: o Hospital oferece um único produto para higiene do corpo e cabelo. Por isso, o paciente ou responsável que desejar deverá trazer seus próprios produtos de higiene e cosméticos para uso durante a internação, como escova de dente, creme dental, shampoo, condicionador, escova de cabelo e hidratante (sem perfume e sem corante).

Unhas: esmaltes devem ser removidos.

Cabelos: caso os lave, é importante secá-los bem antes da cirurgia. Cabelos sintéticos devem ser retirados.

Adornos (relógio, aliança, anéis, piercing, cílios postiços, pulseiras e colares): devem ser retirados e entregues aos acompanhantes. O Hospital não se responsabiliza por estes pertences.

Prótese dentária: caso o paciente faça uso de prótese dentária, ela deve ser retirada e colocada em um recipiente fornecido pela enfermagem, antes da realização de procedimentos cirúrgicos ou exames quando indicado ausência de prótese.

Medicamentos: trazer todos os medicamentos de uso contínuo.

Vestuário: prefira roupas confortáveis e fáceis de vestir, como pijamas (de preferência, com abertura na frente), chinelo antiderrapante ou outros itens que proporcionem conforto. Não é necessário trazer toalhas de banho, de rosto e roupas de cama.

Bens de valores: evite trazer bens de valores para o Hospital. Traga somente o necessário.

Fumo: é proibido fumar nas áreas de internação do Hospital.

Alimentação: não é permitido trazer alimentos para os pacientes. Durante a internação, a nutrição é balanceada para suprir as necessidades de cada paciente.

Importante: essas informações não substituem as orientações fornecidas pelo seu(a) médico(a).

Conheça nossas unidades de internação.

Consulte o nosso guia de orientações pré-internação.

Informações úteis para pacientes, acompanhantes e visitantes.

Central de Atendimento Médico

Telefones: (11) 2163-1830 | 2163-1846
Segunda a quinta-feira, das 07h00 às 18h00. Sexta-feira das 07h00 às 17h00.
E-mail: cam@alvarenga.org.br