Dr. Augusto Gomes de Mattos

Augusto Gomes de Mattos (Rio de Janeiro, 04/06/1899 – São Paulo, 22/03/1978) formou-se em 1924 na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Em 1931 foi convidado a realizar um trabalho voluntário no bairro do Ipiranga e com sua prima Dulce Barbosa e Maria Carmelita Vicente de Azevedo, juntos fundaram a “Clínica Infantil do Ipiranga- CII”, da qual foi por muitos anos Diretor Clinico. Em 1953 ganhou o Prêmio Nestlé pelo seu estudo de proteção ao recém-nascido contra o tétano umbilical, através da imunização da gestante (vacina antitetânica). Dr. Augusto foi idealizador e criador do primeiro Pronto-Socorro Infantil particular da cidade, em 1959, no bairro do Paraíso, fundou também a Sociedade de Pediatria de São Paulo (1970 – 1971), da qual foi presidente. Além disso, atuou na Associação Paulista de Medicina, na Sociedade Paulista de Medicina e Higiene Escolar e na Sociedade de Medicina Social e do Trabalho. Editou e lançou a revista “Pediatria Prática”, com a Dra. Maria Aparecida Sampaio Zacchi, ambos médicos da CII, e em 1963 lançou o clássico livro “Emergências em Pediatria”. Sob sua direção, a Clínica Infantil do Ipiranga se tornou um centro de referência em assistência à criança e um verdadeiro polo de atração para formação pediátrica. O Dr. Augusto Gomes de Mattos é o patrono da Cadeira nº 8 da Academia Brasileira de Pediatria.

 

 

 

Fontes:
ABENSENA – Atas da Diretoria, 2001.
FRANCESCHINI, Maria Angelina Vicente de Azevedo. Conde José Vicente de Azevedo: sua vida e sua obra. São Paulo: 1996. Ed. Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga.
MUSEU VICENTE DE AZEVEDO. Arquivo documental, hemeroteca e acervo bibliográfico.
WEBSITE:
– Augusto Gomes de Mattos (1899 – 1978). Disponível em: <https://www.sbp.com.br/capa-teste/institucional/academia-brasileira-de-pediatria/patronos-e-titulares/augusto-gomes-de-mattos/>. Acesso em: 01 de setembro de 2020.