Voltar

Hospital Dom Alvarenga garante segurança dos pacientes com geradores Cat®

Imagem: Acervo da Instituição

 

Sotreq forneceu 2 equipamentos C18 – 750 kVA para cargas críticas, como uso em UTI

 

O Hospital Dom Alvarenga, localizado no Ipiranga, em São Paulo, está blindado contra a falta de energia que atinge os grandes centros, principalmente no período de chuvas intensas. A instituição já conta com dois geradores da família Cat®, fornecidos pela Sotreq e que garantem o funcionamento contínuo de todo o hospital, não apenas daqueles críticos que não podem parar nunca.

Os equipamentos são do modelo C18 – 750kVA, constituído de grupos geradores de alta performance, robustez e confiabilidade. “Esses são quesitos de suma importância para o atendimento às necessidades do hospital, garantindo energia confiável para todo o seu empreendimento, inclusive suas cargas críticas, como centro cirúrgico e UTI”, afirma Ricardo Marques, vendedor externo Retail e Rental Power da Sotreq.

 

Gerador garante energia

“Em 2015 aconteceu uma interrupção de energia por mais de 24 horas seguidas, que afetou vários hospitais da região de São Paulo, e o nosso gerador suportou sem nenhum problema, atendendo todas as áreas sem interrupção e mantendo a segurança de todos os pacientes”, lembra Nilson Gonçalves, diretor administrativo do hospital. O equipamento foi adquirido um ano antes pelo hospital.

O diretor lembra que o gerador C18 – 750kVA, conectado a uma cabine primária antiga do hospital, não apresentou nenhuma falha ao longo de 5 anos de operação, até o fim de 2019, mesmo nos períodos de chuvas frequentes e com falta de energia mais frequente.

 

Nova cabine e segundo gerador

Em janeiro deste ano, com a instalação da nova cabine primária para atender todo o complexo hospitalar, o Dom Alvarenga ficou ainda mais protegido contra a falta de energia e com capacidade instalada para aumentar o consumo de energia. “Com a compra do segundo gerador C18 – 750kVA, foi possível colocá-lo em funcionamento como backup do primeiro, para atender o projeto de paralelismo e geração de energia em 380V”, afirma Nilson.

“O cliente amplia sua usina de energia auxiliar e reforça sua confiança no fornecimento elegendo o Grupo Sotreq e a Caterpillar no seu provedor oficial de energia auxiliar emergencial”, diz Ricardo Marques.

 

Painel de paralelismo

“A Sotreq disponibilizou não somente os grupos geradores, mas sim uma solução completa de energia emergencial ao cliente, com o fornecimento de painéis automáticos de transferência e a lógica de funcionamento. Estes equipamentos possuem controle de demanda e sistema que permite intercalar ou paralelar os grupos geradores de acordo com a carga do cliente. Tudo isso automaticamente, sem a necessidade de intervenção humana”, ressalta o vendedor da Sotreq.

 

Melhor custo-benefício

“A Sotreq nos ajudou em todo o processo de definição dos QTA’s (Quadro de Transferência Automática), no que melhor atendia as nossas necessidades, considerando os princípios de funcionamento da nossa cabine primária. Foram realizadas algumas reuniões com os engenheiros responsáveis pelo projeto e também com os engenheiros da Sotreq, até definirmos quais seriam os equipamentos que apresentavam o melhor custo-benefício”, lembra o diretor do Dom Alvarenga.

Nilson salienta o cumprimento dos prazos em relação ao cronograma dos projetos dos QTA’s, aprovação e entrega dos quadros. “Estamos satisfeitos com a conclusão de todo o projeto e com a parceria com a Sotreq, que nos atendeu sempre que foi solicitada, tanto na área técnica como na área comercial”.

 

Contrato de manutenção e parceria duradoura
O diretor do hospital lembra que o relacionamento técnico/comercial com a Sotreq permanece por meio do contrato de manutenção preventiva mensal dos geradores. Este contrato prevê, por parte da Sotreq, visitas mensais e atendimento emergencial dedicado.

“Hoje, o Hospital Dom Alvarenga está totalmente seguro em relação à geração de energia própria, com capacidade quadruplicada da sua demanda atual e podendo ficar em operação por longos períodos sem interrupção, dependendo apenas do abastecimento de combustível. Sem dúvida, essa é uma grande conquista para a Instituição que tem uma preocupação contínua com a segurança e com o tratamento dos nossos pacientes”, finaliza Nilson.

 

 

Publicado em: 13 de fevereiro de 2020

Outras notícias

Aquisição de Microscópio CirúrgicoLeia mais

Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizadaLeia mais

Hospital Dom Alvarenga renova protocolos e amplia segurança contra o CoronavírusLeia mais