Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizada

Legenda: A nova UTI tem leitos individualizados, com amplo espaço, seguindo o conceito de UTI humanizada

A Instituição investe nesse novo conceito que visa a saúde e bem-estar do paciente

O Hospital Dom Alvarenga, situado na Avenida Nazaré, está finalizando as obras da sua nova UTI. Ainda em outubro, serão inaugurados 11 leitos, de um total de 40.

A nova UTI apresenta um grande destaque: ela foi estruturada de acordo com o conceito de UTI humanizada, prezando pela saúde e pelo bem-estar do paciente. O diferencial desse modelo é a possibilidade de ter a presença de um acompanhante durante 24 horas por dia ou conforme as regras vigentes no momento do cenário pandêmico. Dessa forma, o cliente pode ter a companhia de sua família durante o seu tratamento.

Outro destaque são os quartos, que são individualizados e oferecem privacidade. O sistema acústico das paredes permite que os pacientes não sejam incomodados com ruídos de outros leitos. Os quartos contam com TV e janelas para entrada de luz natural, dando uma melhor noção de tempo para aqueles que ficam internados por longos períodos. O revestimento das paredes em vinil e o piso com manta vinílica imitam madeira e tiram a sensação do ambiente hospitalar, tornando o ambiente mais confortável e aconchegante.

“Essa conquista representa um marco de qualidade e bom investimento que trará segurança e conforto para o paciente e para os colaboradores, além de bem-estar para os familiares e acompanhantes. A obra foi realizada com todos os materiais e equipamentos de primeira qualidade com eficiência energética”, diz o Diretor Administrativo do Hospital Dom Alvarenga, Nilson Gonçalves.

Os equipamentos são novos, mais modernos, com tecnologia avançada e impactam na qualidade do atendimento ao cliente. Os leitos possuem climatização central conforme as normas ABNT para UTI, régua modelo estativa vertical com todos os gases instalados e tomadas elétricas com sistema de proteção do paciente no padrão IT-Médico. Todos os quartos possuem câmera para monitoramento do paciente, redundância de ponto de oxigênio e vácuo na parede, e poltrona elétrica para acompanhante ou descanso do paciente.

A obra teve duração de um ano e continuará até o primeiro semestre de 2021, quando todos os 40 leitos serão entregues e estarão disponíveis para uso da população.

A estrutura da nova UTI foi pensada em proporcionar conforto e bem-estar aos pacientes e familiares

Investimento em sua infraestrutura

Além da nova UTI, o centro cirúrgico também está sendo reformado. Serão inauguradas 10 novas salas de cirurgia e uma nova ala de recuperação anestésica (RPA). O ambiente contará com computadores que incluem um sistema de gestão integrado de todas as salas, facilitando a rápida checagem de exames, prescrições e registros de sinais vitais. No novo projeto, o centro cirúrgico e a UTI serão integrados, o que simplificará o transporte de pacientes em situações de emergências.

“O investimento na modernização do Hospital tem como principal objetivo proporcionar um atendimento completo e de qualidade. Não se trata somente da ampliação física e repaginação estética, mas também do investimento em aparelhos tecnológicos que certamente contribuirão para o tratamento dos nossos clientes”, declara o superintendente do Hospital Dom Alvarenga, Dr. Eduardo Halfen Grill.

Publicado em: 20 de outubro de 2020