Voltar

Hospital Dom Alvarenga investe mais de 14 milhões em reforma da sua infraestrutura

Perspectiva do novo centro cirúrgico do Hospital Dom Alvarenga

Projeto: Duarte Schahin Arquitetura

 

Obras visam oferecer um serviço com maior qualidade eficiência e segurança aos pacientes

 

O Hospital Dom Alvarenga oferece à população do bairro do Ipiranga uma assistência completa em saúde há mais de 85 anos, e é com o objetivo de proporcionar ainda mais qualidade que a instituição está se transformando. Situado na Avenida Nazaré, o Hospital anuncia investimento de mais de 14 milhões de reais em reforma da sua infraestrutura.

A obra se inicia pela parte exterior que é a porta de entrada dos pacientes e que tem grande valor histórico para o bairro. Tombada pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), a fachada, considerada como um dos monumentos mais admirados do Ipiranga, está sendo restaurada.

 

Foto: acervo da instituição
A fachada do Hospital Dom Alvarenga está em processo de finalização da sua restauração

 

Mas as obras se estendem também até o interior do Hospital, onde o crescimento e a modernização da UTI é um dos destaques. O local, que contará com 40 leitos até 2020, será estruturado de acordo com o conceito de UTI humanizada. O paciente poderá ter a presença de um acompanhante durante 24 horas por dia, além da privacidade já que os quartos serão individualizados e contarão com TV e janelas para a entrada de luz natural, o que contribui para a recuperação e bem-estar do cliente. Os equipamentos serão renovados e impactarão na qualidade do atendimento que visa, principalmente, a segurança do paciente e a sua melhora contínua.

O centro cirúrgico também será reformado. Serão inauguradas 10 salas de cirurgia e uma ala de recuperação anestésica (RPA). O ambiente contará com computadores que incluem um sistema de gestão integrado de todas as salas, facilitando a rápida checagem de exames, prescrições e registros de sinais vitais. No novo projeto, o centro cirúrgico e a UTI serão integrados, o que simplificará o transporte de pacientes em situações de emergências. A unidade de internação também ganhará 10 novos quartos com instalações modernas e que atendem as necessidades dos pacientes por completo.

Uma grande reforma está prestes a finalizar. Os moradores do bairro Ipiranga poderão usufruir, em breve, de um novo Laboratório de Análises Clínicas, um Centro de Diagnósticos que conta, agora, com espaço total de 280 m². Os clientes terão acesso a uma variedade de exames laboratoriais, incluindo testes de diagnósticos hematológicos, bioquímicos, microbiológicos, urinários e de coagulação sanguínea. O espaço atenderá a população de maneira geral e também os pacientes internados no Hospital. O Laboratório do Hospital Dom Alvarenga já possui o selo de certificação Controllab, desde 2017, que atesta o controle da qualidade e a credibilidade dos serviços prestados.

Em janeiro desse ano também foi entregue à população um novo Ambulatório. Com um espaço mais moderno e confortável, o número de consultórios foi ampliado. Cerca de 44 especialidades são atendidas entre cardiologia, urologia, oncologia e ortopedia.

 

Fotos: Nicola Labate
Novo Ambulatório do Hospital Dom Alvarenga

 

As obras ainda não concluídas têm previsão de término para o segundo semestre de 2020. Os projetos foram realizados pela Duarte Schahin Arquitetura.

 

Publicado em: 18 de julho de 2019

Outras notícias

Aquisição de Microscópio CirúrgicoLeia mais

Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizadaLeia mais

Hospital Dom Alvarenga renova protocolos e amplia segurança contra o CoronavírusLeia mais