Voltar

Hospital Dom Alvarenga realiza restauro da sua fachada tombada, um dos monumentos do bairro do Ipiranga

Foto: Eduardo Yamada
Antes e depois da fachada do Hospital Dom Alvarenga
Foto: acervo da instituição

 

A intervenção teve a intenção de restaurar a arquitetura do prédio respeitando a sua autenticidade

 

O restauro da fachada do Hospital Dom Alvarenga foi finalizado. Iniciada em agosto de 2018, a obra teve como objetivo fazer intervenções na arquitetura respeitando a sua autenticidade.

O processo de restauro foi realizado aplicando conceitos atuais, permitindo os avanços e as exigências de um hospital moderno para dar segurança, conforto, acessibilidade e qualidade aos atendimentos. As mudanças envolveram não somente a estrutura, mas também as portas, janelas, jardim e telhado, que contou com a substituição das telhas cimentícias por telhas francesas de barro com adaptações e reforços do madeiramento estrutural de caibros, vigotas e ripas.

“O Ipiranga e a Capital de São Paulo passam a contar com um prédio restaurado com técnicas modernas. No Hospital Dom Alvarenga prezamos pela qualidade do atendimento e melhor experiência do paciente, sem deixar de lado o nosso maior diferencial: o tratamento humanizado”, declara o Superintendente do Hospital, Dr. Eduardo Grill.

O projeto foi desenvolvido pelo Arquiteto, Affonso Risi, executado pela construtora Novata Engenharia e acompanhado pelo Engenheiro Nilson Gonçalves, Diretor Administrativo do Hospital.

 

Foto: Miguel Abellan
Vista aérea da fachada com o detalhe da reforma do telhado que teve a substituição de telhas cimentícias por telhas francesas de barro

 

A nova fachada conta, também, com um projeto luminotécnico que destaca os pontos estratégicos, com lâmpadas de LED que possuem a melhor solução em relação à economia e durabilidade.

Neste ano, foram inaugurados o Ambulatório Médico e o Laboratório de Análises Clínicas. Outras reformas estão em andamento na instituição que abrangem a ampliação e melhorias do espaço físico interno, como uma nova unidade de internação com 10 apartamentos individuais, além do crescimento e da modernização da UTI, e um novo Centro Cirúrgico.

“Entendemos que devemos cuidar e preservar não somente o interior da instituição, mas também o seu exterior. Isso reforça o nosso compromisso com os pacientes e com a comunidade”, reforça Dr. Grill.

Monumento histórico do bairro do Ipiranga

A fachada do Hospital, projetada originalmente pelo Engenheiro Arquiteto Bruno de Castro Mello no estilo Neocolonial, é tombada pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), que aprovou o projeto de restauro. O Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) da Prefeitura de São Paulo acompanhou as principais etapas da obra.

 

Publicado em: 24 de outubro de 2019

Outras notícias

Aquisição de Microscópio CirúrgicoLeia mais

Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizadaLeia mais

Hospital Dom Alvarenga renova protocolos e amplia segurança contra o CoronavírusLeia mais