Voltar

Hospital Dom Alvarenga recebe certificado de acreditação da ONA

Diretor-Geral do Hospital Dom Alvarenga, Roberto Franchini, recebe da Presidente e Diretora de Avaliação e Certificação do IBES, Vanice Costa, a placa com o selo oficial de Acreditado Pleno

Foto: Nicola Labate

 

O selo da Organização Nacional de Acreditação está relacionado ao alcance da qualidade nos processos de trabalho em saúde

 

O Hospital Dom Alvarenga, localizado no bairro Ipiranga, na cidade de São Paulo, acaba de receber o certificado de “Acreditado Pleno” pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O título é concedido às instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresentam gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.

A acreditação é um sistema de avaliação da qualidade de serviços de saúde a partir de critérios pré-definidos. O processo é voluntário, ou seja, é a instituição que manifesta o interesse em ser avaliada. Após a certificação, os serviços de saúde continuam sendo avaliados periodicamente durante todo o período de validade do certificado.

“Há quase 20 anos nossa preocupação é promover a melhoria dos serviços de saúde no Brasil. A metodologia visa que tenhamos em cada tipo de serviço requisitos não prescritivos que enriqueçam a gestão da qualidade e atenção do paciente. Estimulamos que cada procedimento deve ser pensado e realizado visando a segurança do paciente. Uma forma prática de saber se as organizações se preocupam com essa cultura é verificar se ela possui o selo de acreditação, como o da Organização Nacional de Acreditação”, declara o presidente da ONA, Cláudio Allgayer.

Foram muitos anos de trabalho, especialmente 2018. A preparação para a certificação incluiu assertividade dos processos internos, eficiência, rapidez, qualidade no atendimento ao paciente, segurança estrutural da instituição, interação harmônica entre todas as áreas do hospital e fortalecimento da gestão.

Para o Diretor-Geral do Hospital Dom Alvarenga, Roberto Franchini, a conquista da certificação é resultado do esforço de todos os colaboradores da Instituição. “É um grande privilégio receber a Acreditação ONA Pleno porque poucos hospitais têm essa certificação, e agora nós somos um deles. Costumo mencionar uma frase “faça uma vez só, mas faça bem feito” e eu acredito que esse lema foi colocado em prática por todos os colaboradores de maneira espetacular.”

Sobre os próximos passos, a alta gestão da Instituição está otimista. “O Hospital Dom Alvarenga está recebendo a Acreditação ONA Pleno de forma merecida. Nós fizemos todos os esforços necessários para isso e estamos sendo contemplados com esse selo de qualidade. Mas o desafio não acaba agora, muito pelo contrário, outro está começando: a busca da Acreditação com Excelência com o amadurecimento da cultura organizacional de melhoria contínua”, declara Dr. Eduardo Grill, Superintendente do Hospital Dom Alvarenga.

 

Publicado em: 18 de dezembro de 2018

Outras notícias

Hospital Dom Alvarenga inaugura nova UTI humanizadaLeia mais

Hospital Dom Alvarenga renova protocolos e amplia segurança contra o CoronavírusLeia mais

Hospital Dom Alvarenga garante segurança dos pacientes com geradores Cat®Leia mais